quinta-feira, 25 de junho de 2026

Jeová Mota participa de entregas e assinatura de grandes investimentos para Hidrolândia ao lado do Prefeito Luan Xavier

Hidrolândia vive mais um momento de desenvolvimento com importantes investimentos fruto da parceria entre o deputado estadual Jeová Mota, o prefeito Luan e o governador Elmano de Freitas. Durante a agenda no município, foi inaugurado o Refeitório Francisco Nunes Pinto, na Escola Adail Freitas Marinho, proporcionando um ambiente mais adequado, confortável e acolhedor para a alimentação dos estudantes, fortalecendo a qualidade da educação e o bem-estar dos alunos.

Além da entrega, também foi assinada a Ordem de Serviço para a construção do Centro de Neurodivergências, do CIEC, da Rodoviária e das Quadras de Areia, ampliando os investimentos em saúde, educação, infraestrutura e esporte. As novas obras representam mais qualidade de vida, inclusão, oportunidades e desenvolvimento para a população, reforçando o compromisso da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Hidrolândia em promover avanços que chegam diretamente à vida dos hidrolandenses.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Santa Quitéria recebe novas ambulâncias e amplia frota da saúde municipal

A Prefeitura de Santa Quitéria segue fortalecendo a rede municipal de saúde com a chegada de três novas ambulâncias para ampliar a frota e melhorar a capacidade de atendimento à população. A iniciativa representa um avanço importante na estruturação dos serviços de transporte sanitário e no suporte às demandas da saúde pública.

Além dos veículos já recebidos, o município deverá contar, em breve, com mais três ambulâncias, ampliando ainda mais a capacidade de resposta da rede municipal. Com a renovação e expansão da frota, a população passa a contar com mais agilidade, segurança e conforto nos deslocamentos, especialmente em situações que exigem atendimento rápido e adequado.

A chegada dos novos veículos contribui diretamente para a melhoria da qualidade dos serviços prestados, garantindo mais eficiência no transporte de pacientes e melhores condições de trabalho para as equipes de saúde. O reforço na frota também fortalece a capacidade de atendimento tanto na sede quanto nas comunidades e distritos, aproximando o cuidado de quem mais precisa.

A conquista é resultado da parceria entre a Prefeitura de Santa Quitéria e o Governo do Estado do Ceará, reafirmando o compromisso conjunto com o fortalecimento da saúde pública, a ampliação dos investimentos e a promoção de mais dignidade e qualidade de vida para a população quiteriense.


terça-feira, 23 de junho de 2026

Jeová Mota participa de momento histórico com Elmano na assinatura da Ordem de Serviço do Santuário de Nova Russas

O deputado estadual Jeová Mota participou, ao lado do governador Elmano de Freitas, do deputado federal Júnior Mano, do prefeito Anderson, da ex-prefeita Giordanna Mano e de lideranças locais e regionais, da assinatura da Ordem de Serviço para a construção do Santuário de Nossa Senhora das Graças, em Nova Russas. A obra representa o início da concretização de um sonho apresentado ao Governo do Estado e que agora começa a sair do papel.

O futuro santuário fortalecerá a fé, a cultura, o turismo religioso e a economia local, atraindo visitantes, movimentando o comércio e gerando novas oportunidades para o município. Jeová Mota destacou o compromisso do governador Elmano em seguir investindo, sem distinção, nos municípios cearenses, levando obras e ações que promovem desenvolvimento e qualidade de vida para a população.

Investimento para Meruoca: Moses Rodrigues destina R$ 597 mil para o desenvolvimento local

Em mais uma etapa de sua atuação parlamentar voltada para o fortalecimento dos municípios cearenses, o deputado Moses Rodrigues anunciou a destinação de R$ 597.000,00 em recursos para o município de Meruoca. O investimento tem como foco principal a viabilização de ações e projetos que impulsionem o desenvolvimento da cidade.

A iniciativa reforça o compromisso do parlamentar com a gestão municipal e, acima de tudo, com os moradores da região. Segundo a assessoria do deputado, a aplicação desses recursos será direcionada para áreas prioritárias que garantam resultados concretos e melhorias imediatas para os cidadãos.


A destinação de verbas faz parte de um plano contínuo de Moses Rodrigues para assegurar que os municípios cearenses tenham suporte financeiro para executar políticas públicas eficientes.


"Onde tem trabalho, tem Moses Rodrigues. Seguimos focados em garantir investimentos que se transformem em benefícios reais para a nossa gente. Nosso objetivo é continuar trabalhando para levar mais desenvolvimento e dignidade a cada canto do Ceará", destacou o deputado.


Com essa nova entrega, o mandato reafirma sua parceria com a gestão de Meruoca, consolidando um trabalho de articulação que busca transformar recursos federais em progresso local.


Prefeitura de Santa Quitéria reforça última semana para pagamento do IPTU com 10% de desconto

A Prefeitura de Santa Quitéria informa aos contribuintes que esta é a última semana para aproveitar as condições especiais de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), com desconto de 10% para quem regularizar o tributo dentro do prazo estabelecido.

A iniciativa representa uma oportunidade para que os cidadãos fiquem em dia com suas obrigações municipais, garantindo economia no pagamento e contribuindo diretamente para o desenvolvimento da cidade. Os recursos arrecadados por meio do IPTU são importantes para a manutenção e ampliação de serviços públicos, investimentos em infraestrutura, melhorias urbanas e ações que beneficiam a população.

Para facilitar o acesso dos contribuintes, o boleto do IPTU pode ser retirado de forma online ou presencialmente no Setor de Tributos da Prefeitura. A gestão municipal orienta que os proprietários de imóveis busquem o documento com antecedência, evitando filas, atrasos ou dificuldades no processo de regularização.

O pagamento dentro do prazo assegura o desconto concedido e mantém o imóvel em situação regular junto ao Município. A Prefeitura de Santa Quitéria reforça a importância da participação dos contribuintes, destacando que o compromisso de cada cidadão contribui para uma cidade mais organizada, estruturada e preparada para avançar em novas melhorias.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Reriutaba é contemplada com investimentos para ampliar acesso à água em áreas rurais

O município de Reriutaba está entre os beneficiados por uma nova ação de infraestrutura hídrica do Governo do Ceará. Nesta segunda-feira, o governador Elmano de Freitas assinou um Termo de Compromisso que garante 4,79 milhões de reais em investimentos para ampliar o acesso à água tratada em áreas rurais de 27 municípios cearenses. Ao todo, a iniciativa vai atender quase nove mil famílias, somando mais de 33 mil cidadãos contemplados no estado. Os recursos financeiros já estão disponíveis na Companhia de Água e Esgoto do Ceará, permitindo que os trabalhos estruturais comecem nos próximos dias.

A parceria funciona de forma conjunta para garantir agilidade e durabilidade ao sistema de abastecimento de água. Os municípios ficam responsáveis pelo trabalho de escavação das valas, enquanto o governo estadual fornece toda a tubulação necessária por meio da autarquia hídrica. Em seguida, o Sistema Integrado de Saneamento Rural acompanha a instalação e faz a gestão sustentável da rede de distribuição. Essa atuação coordenada com as associações comunitárias locais visa assegurar a preservação dos investimentos, projetando o pleno funcionamento dos sistemas pelas próximas décadas.


O modelo de saneamento rural cearense, instituído em meados da década de noventa, é referência internacional em gestão compartilhada de recursos hídricos. Atualmente, a rede comunitária opera em 173 municípios e atende mais de um milhão de pessoas em comunidades rurais do interior. Desde o início da atual gestão estadual, já foram destinados 25,3 milhões de reais especificamente para a infraestrutura hídrica rural. De acordo com a presidência da companhia de saneamento, esse avanço contínuo é fundamental para atingir a meta de universalização do acesso à água de qualidade.

sábado, 20 de junho de 2026

Roger Aguiar oficializa pré-candidatura a deputado federal e articula base para 2026

O ex-prefeito de Marco consolida seu nome pelo PSB e aposta em alianças estratégicas com o apoio do senador Cid Gomes para chegar à Câmara dos Deputados.

O ex-prefeito de Marco, Roger Aguiar, deu um passo decisivo em sua trajetória política. Filiado ao PSB, ele confirmou oficialmente sua pré-candidatura a deputado federal para as eleições de 2026. Com o projeto em curso, Aguiar tem intensificado uma série de articulações em diversas regiões do Ceará, buscando consolidar uma base de apoio robusta para o pleito.

Fortalecimento regional e apoio de peso.


A pré-candidatura de Roger Aguiar não é uma iniciativa isolada. O projeto conta com o respaldo direto do senador Cid Gomes, uma das lideranças mais influentes do PSB no estado. Segundo o pré-candidato, o movimento atende a um desejo coletivo expresso por lideranças políticas locais e pela própria população que acompanhou sua gestão no município de Marco.


"Estamos construindo um projeto que nasce do diálogo e da união. O objetivo é levar o trabalho que realizamos na região para um patamar maior, representando os interesses dos cearenses no Congresso Nacional", destaca Aguiar.


Nos últimos meses, a agenda de Roger tem sido marcada por encontros estratégicos com prefeitos, vereadores e lideranças regionais. O foco está no Baixo Acaraú e no Litoral Norte, áreas onde o pré-candidato já possui forte capilaridade política.


Para analistas políticos que acompanham a movimentação no estado, o nome de Roger Aguiar surge como um dos mais competitivos do PSB para a Câmara Federal. A análise se sustenta em dois pilares:


1. Legado Administrativo: O reconhecimento obtido durante seus mandatos à frente da Prefeitura de Marco.

2. Influência Familiar: A força política consolidada pela família Aguiar, que mantém um papel protagonista no cenário da região Norte do Ceará.


Com a pré-candidatura oficializada, a tendência é que o ritmo das articulações aumente ainda mais. O PSB espera que Roger Aguiar seja um dos nomes centrais na estratégia de expansão da sigla no estado, servindo como uma ponte entre o projeto estadual liderado por Cid Gomes e as demandas específicas das regiões que o pré-candidato representa.


Jeová Mota participa da Expo Santa Quitéria e destaca entregas que fortalecem a agricultura e a saúde do município

O deputado estadual Jeová Mota participou da Expo Santa Quitéria, ao lado do prefeito Joel, do vice-prefeito Chagas e de lideranças locais, em um momento marcado por importantes investimentos para o município. Durante o evento, foram entregues máquinas e implementos agrícolas que irão fortalecer a agricultura familiar, ampliando o apoio aos produtores rurais e incentivando o desenvolvimento do campo.

A programação também contou com a entrega de três novas ambulâncias para reforçar a rede municipal de saúde, garantindo mais agilidade e qualidade no atendimento à população. Jeová Mota destacou o compromisso do governador Elmano de Freitas com os municípios cearenses, ressaltando que os investimentos representam mais desenvolvimento, melhores serviços públicos e qualidade de vida para os quiterienses.

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Saúde em Sobral: CER receberá mais de R$ 3,2 milhões para obras de reforma através do deputado federal Moses Rodrigues

A iniciativa, viabilizada pelo deputado federal Moses Rodrigues, visa ampliar o atendimento, a inclusão e a qualidade de vida dos pacientes atendidos pela rede municipal.

O Centro Especializado em Reabilitação (CER) de Sobral passará por uma importante transformação. O deputado federal Moses Rodrigues confirmou a liberação de R$ 3.264.837,00 destinados especificamente para a reforma e melhoria das instalações da unidade.


O investimento chega como um reforço fundamental para a rede de saúde da cidade, garantindo que o espaço ofereça mais conforto, acessibilidade e eficiência nos serviços prestados à população que necessita de reabilitação física e intelectual.


Ao comentar a liberação dos recursos, o deputado destacou a importância de manter o mandato voltado para as necessidades reais dos sobralenses:


"Essa conquista representa mais cuidado, inclusão e qualidade de vida para a nossa gente. Reafirmo meu compromisso de continuar trabalhando incansavelmente por Sobral, colocando meu mandato à disposição para transformar a realidade da nossa cidade. Seguimos juntos nesta caminhada," afirmou Moses Rodrigues.


A reforma do CER é vista como uma etapa essencial para fortalecer a assistência especializada no município, permitindo que o SUS em Sobral continue sendo referência na região.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Santa Quitéria avança: Prefeito Joel Barroso articula novos projetos em agenda estratégica em Fortaleza

Em reunião com lideranças políticas no Ceará, gestor busca viabilizar investimentos fundamentais para o desenvolvimento e a qualidade de vida da população.

Comprometido em trazer melhorias concretas para o município, o prefeito de Santa Quitéria, Joel Barroso, cumpriu uma importante agenda de trabalho em Fortaleza. Acompanhado pelo deputado estadual Jeová Mota, o gestor participou de encontros estratégicos para discutir projetos e ações que visam impulsionar o crescimento da cidade.


Durante a agenda na capital cearense, um dos pontos de destaque foi a reunião realizada no gabinete do senador e ex-ministro da Educação, Camilo Santana. O diálogo focou em pautas prioritárias para Santa Quitéria, buscando destravar investimentos e alinhar parcerias que contribuam para a execução de obras e projetos fundamentais.


O prefeito Joel Barroso reafirmou o foco da gestão em buscar resultados práticos. "Seguimos firmes, fortalecendo parcerias e buscando oportunidades que gerem mais progresso, qualidade de vida e resultados concretos para a nossa população", destacou o gestor.


A articulação direta com representantes no cenário estadual e federal é uma marca da administração, que busca otimizar a captação de recursos e o apoio a demandas da comunidade. Ao finalizar a agenda, o prefeito agradeceu a receptividade dos parlamentares e a atenção dedicada às necessidades apresentadas para Santa Quitéria.


Com esse alinhamento, a Prefeitura de Santa Quitéria segue em busca de soluções que garantam um futuro cada vez mais desenvolvido e estruturado para todos os quiterienses.

terça-feira, 16 de junho de 2026

Santa Quitéria realiza XXII Festival de Quadrilhas e da XXXIII Expo Santa Quitéria com programação de 16 a 20 de junho

Santa Quitéria se prepara para viver uma das maiores celebrações culturais e produtivas da região com a realização do XXII Festival de Quadrilhas e da XXXIII Expo Santa Quitéria. De 16 a 20 de junho, o município será palco de uma programação que reúne cultura popular, tradição nordestina, agronegócio, genética, negócios, exposições e grandes oportunidades para produtores, criadores, expositores e toda a população.

A XXXIII Expo Santa Quitéria terá início no dia 16 de junho e promete movimentar o setor agropecuário local e regional, consolidando-se como uma importante vitrine do agro. O evento contará com programação intensa, incluindo julgamentos, torneios, exposições e atividades voltadas ao fortalecimento da produção rural, reunindo criadores, produtores e representantes do setor em dias de conhecimento, negócios e desenvolvimento. Ao todo, a Expo contará com mais de R$ 120 mil em premiações.

Dentro da programação, o XXII Festival de Quadrilhas acontece de 17 a 20 de junho, valorizando uma das mais importantes manifestações da cultura nordestina. O evento reunirá grandes apresentações, brilho, animação e emoção, fortalecendo as tradições juninas e promovendo o encontro entre grupos, famílias e visitantes em uma festa que encanta gerações.

A premiação do Festival de Quadrilhas será de R$ 12 mil mais troféu para o primeiro lugar, R$ 7 mil mais troféu para o segundo lugar e R$ 3 mil mais troféu para o terceiro lugar, reconhecendo o talento, a dedicação e o trabalho dos grupos participantes.

Com cinco dias de programação, o XXII Festival de Quadrilhas e a XXXIII Expo Santa Quitéria reforçam a força do povo quiteriense, unindo cultura, tradição, desenvolvimento econômico e valorização das raízes locais. O evento está entre os mais aguardados do ano e deve movimentar o município, fortalecendo o turismo, o comércio, o agronegócio e a cultura popular.


Sobral sedia lançamento das pré-candidaturas de Roger Aguiar e Lia Gomes

O cenário político em Sobral ganhará um novo impulso no próximo final de semana. O pré-candidato a deputado federal, Roger Aguiar, convida a população, lideranças políticas e amigos para o evento oficial de lançamento de sua pré-candidatura e da pré-candidatura de Lia Gomes à Assembleia Legislativa do Ceará (ALECE).


O encontro, que promete reunir um grande público, tem como objetivo fortalecer um projeto político pautado no diálogo, na continuidade do trabalho e no compromisso com o desenvolvimento do Ceará.


Para quem deseja participar deste momento de articulação política, seguem as informações:


 Data: 20 de junho (sábado)

 Horário: 9h

 Local: Quadra do Colégio Luciano Feijão

 Endereço: Av. Dom José, 897 – Sobral/CE


Segundo a organização, o evento servirá como um ponto de encontro para discutir novos caminhos de progresso, geração de oportunidades e melhorias estruturais para a região sobralense e para todo o estado.


"Conto com a presença de todos para, juntos, construirmos um futuro com mais desenvolvimento e dedicação ao povo cearense", destacou Roger Aguiar em seu convite oficial.


Fique por dentro das movimentações políticas da região aqui no nosso blog.

Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Santa Quitéria promove roda de conversa no distrito do Macaraú

Ação, que contou com a presença da presidente da Câmara, Dra. Emanuela Barbosa, buscou fortalecer o diálogo e o acolhimento das moradoras da comunidade.


Em uma iniciativa voltada para o fortalecimento da rede de apoio local, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Santa Quitéria realizou, recentemente, uma roda de conversa no distrito do Macaraú. O encontro, que contou com a liderança da presidente da Câmara, Dra. Emanuela Barbosa, foi marcado por um ambiente de escuta ativa, troca de experiências e acolhimento.


O evento proporcionou um espaço seguro para que as mulheres da comunidade pudessem compartilhar suas vivências, desafios e perspectivas. Mais do que uma reunião informativa, a ação funcionou como um ponto de conexão, essencial para o fortalecimento dos vínculos comunitários e a quebra de silêncios sobre questões que afetam o cotidiano feminino.


Durante o encontro, a Dra. Emanuela Barbosa reforçou o papel do Legislativo na proteção, informação e valorização da mulher.


A presidente destacou a importância de levar a estrutura da Câmara para além do centro urbano, garantindo que as políticas de assistência alcancem todas as regiões do município.


Entre os temas abordados, destacaram-se:


 Acesso à informação: Orientação sobre os direitos da mulher e os canais de denúncia contra a violência.


 Acolhimento: A importância de criar redes de apoio mútuo dentro do próprio distrito.


 Empoderamento: O papel da voz feminina na construção de políticas públicas mais assertivas para a região.


A presença da presidente da Câmara e da Procuradoria Especial em áreas descentralizadas, como o Macaraú, é um passo fundamental para garantir que a assistência chegue a todas as mulheres de Santa Quitéria.


"Nosso compromisso é estar onde a mulher está. Ouvir as demandas do Macaraú é essencial para que possamos construir, de forma conjunta, um futuro mais seguro e com mais oportunidades para todas", destacou a Dra. Emanuela Barbosa.


A ação reafirma o compromisso da gestão da Dra. Emanuela frente ao Legislativo em priorizar pautas que garantam a dignidade e o bem-estar feminino, seguindo com um cronograma de atividades que busca aproximar a Câmara da realidade dos munícipes.