segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Catadores de Cariré já contam com associação e participam de reunião sobre Programa Auxílio-Catador do Governo do Ceará

Na última quarta-feira (27/01), o secretário municipal do Meio Ambiente, Roberto Kelson, representando o prefeito Antônio Martins, esteve recepcionando a técnica da Secretaria das Cidades (SCidades) do Ceará, Adryana Moraes, a qual veio com a missão de promover uma reunião aberta antecipada, para esclarecer sobre o cadastramento dos Catadores de Materiais Recicláveis de Cariré no Programa Auxílio Catador.


Público alvo presente à reunião
O encontro aconteceu na sede da Secretaria do Meio Ambiente (Semma) de Cariré, onde além dos catadores já filiados à Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Município de Cariré (Catamaré), estiveram presentes diversos catadores que mostraram interesse de participar da referida organização. Ficou acordado que a diretoria da Catamaré  irá realizar brevemente uma assembleia geral para o ingresso de novos membros na associação. Estiveram presentes ainda o presidente da Catamaré, Sr. Aprígio Marques,  o secretário Adjunto da Semma, Sebastião Terto, a  assistente Social, Mariana Frota Ferreira,  que vem acompanhando o projeto de criação da Catamaré desde a sua fundação, além do técnico da Semma, Ramalho Júnior. Na ocasião foi servido um coffe-break aos participantes.


Secretário fala da importância do Programa Auxílio Catador
Na abertura da reunião aberta,  o secretário da Semma, Roberto Kelson explicou que "o Programa Auxílio-Catador tem como propósito assegurar a redução dos impactos no meio ambiente, através dos serviços ambientais prestados pelos catadores carireense associados, a partir da realização da coleta seletiva".


Cadastramento dos catadores: validade e prorrogação
Em seguida,  a técnica da Secretaria das Cidades, Adryana Moraes, explicou que o resultado final de cadastramento terá validade de 12 (doze) meses para efeitos de habilitação, podendo ser prorrogado 01 (uma) única vez, desde que mantidos os requisitos mínimos habilitatórios do Programa Auxílio-Catador. Ela também esclareceu que o catador para participar do programa tem que estar afiliado a uma associação/cooperativa. 

Catador terá auxílio financeiro mensal
Disse ainda Adryana Moraes, que o governador Camilo Santana transformou o Programa Auxílio-Catador em política pública estadual e, que de início, o programa beneficiará a um total de 2.500 (dois mil e quinhentos) catadores selecionados por edital, o auxílio financeiro mensal correspondente a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente.

Catadores(as) de Cariré já contam com sua Associação
Vale salientar que o município de Cariré cadastrou 07 (sete) catadores que já estavam afiliados na Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Município de Cariré (Catamaré) até o último dia 31/12/2020, um dos requisitos exigidos por lei estadual e pelo edital de chamamento. O Programa Auxilio-Catador está a cargo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), com acompanhamento da Secretaria das Cidades (SCidades) e apoio do Governo do Estado do Ceará.

(*) Com informações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Cariré-CE

Via: Cariré em Revista 

0 comments:

Postar um comentário