Nos dias 26 e 27 de abril acontecerá o evento astronômico mais esperado dos primeiros quatro meses de 2021: a “SUPER LUA ROSA”. É chamada porque a fase da Lua Cheia estará no ponto mais próximo da Terra.
O fenômeno conhecido como 'superlua' chamou a atenção de quem observou o céu no início da noite desta segunda-feira (26). Na Praia de Iracema, por exemplo, pessoas que realizam exercícios físicos na orla pararam para admirar ou registrar o momento por fotos e vídeos.
A prática de exercícios físicos nos espaços públicos está permitida no Ceará, desde que realizada por grupos de até três pessoas, com uso de máscaras e mantendo o distanciamento social, conforme decreto estadual em vigor no estado.
Conforme o professor de astronomia do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), tenente Romário Fernandes, o fenômeno acontece quando a lua cheia coincide com a ocorrência do perigeu, que é a máxima aproximação do satélite com a Terra.
"Quase todos os anos acontece de pelo menos uma vez a lua cheia coincidir com o fenômeno do perigeu. Essa aproximação acima da média da lua com a Terra gera a superlua, fazendo com que o satélite pareça estar cerca de 10% a 15% maior que o normal", explica. O perigeu significa o momento em que um astro está mais próximo da Terra.
O termo Superlua foi descrito pela primeira vez em 1979, pelo astrólogo Richard Nolle. O fenômeno também vai poder ser visto nesta terça-feira (27), a partir das 18h12.
0 comments:
Postar um comentário