quarta-feira, 2 de junho de 2021

Contribuintes já podem conferir se caíram na ‘malha fina’

A Receita Federal liberou aos cidadãos o acesso à consulta ao extrato da declaração de Imposto de Renda de 2021.

Dessa maneira, cerca de 1,8 milhão de contribuintes poderão saber se caíram na ‘malha fina’, ou seja, se a declaração do Imposto de Renda ficará retida na Receita Federal por conta de algum erro – valores incorretos, omissão de rendimentos, informações cadastrais erradas, entre outros.

A Receita Federal estimou, pouco tempo antes do encerramento do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021, que esperava que cerca de 1,8 milhão de declarações, das 34.168.166 enviadas, fossem retidas na malha fina, segundo declarou o supervisor do Programa do Imposto de Renda, José Carlos Fonseca.


O extrato pode ser conferido no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) da Receita Federal. Para ter acesso ao site, o contribuinte deve informar ou o certificado digital (se tiver um), ou o login no Portal Gov.br ou digitar número do CPF/CNPJ, o código de acesso e a senha.


Quem não tiver o código de acesso, ou tiver o código vencido, precisa digitar os números dos recibos das duas últimas declarações entregues à Receita e gerar um novo código. Quem está declarando pela primeira vez precisa informar apenas o número do recibo deste ano.

0 comments:

Postar um comentário