Os imunizantes, que ainda não têm data específica para desembarque no Brasil, chegarão já próximos a data de vencimento, delimitada para o dia 27 de junho. Ao todo, 3 milhões de doses devem desembarcar em solo brasileiro.
Esse prazo "apertado" demandaria uma estratégia diferenciada para distribuição. Nesta terça (08/06), o Ministério da Saúde havia informado que apenas as capitais brasileiras receberiam o imunizante.
Segundo Sayonara, que é presidente do Conselho das Secretarias Municipais da Saúde do Estado (Cosems-CE), as prefeituras de cidades cearenses farão mutirões de vacinação para a aplicação de doses de forma rápida.
Ela cita que com a vacina da Pfizer, que requer baixíssimas temperaturas para conservação, além de treinamento de vacinadores, houve descentralização. "Não teria como ser diferente", destaca.
PÚBLICO GERAL
Ainda conforme informações da vice-presidente da CIB, as doses serão utilizadas na imunização da população geral, sem um público específico como foco.
Além disso, ela aponta, a decisão de enviar as vacinas da Janssen a todos os municípios foi tomada em consenso entre a Presidência da CIB, ocupada pelo secretário da Saúde, Dr. Cabeto, e a Vice-presidência, ocupada por Sayonara.
Até o momento, não existe data específica para a chegada da vacina da farmacêutica belga no Brasil nem no Ceará. O número total de doses que serão encaminhadas ao Estado também não foi definido.
0 comments:
Postar um comentário