segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Saiba como emitir o certificado que comprova a vacinação contra a Covid-19

O comprovante pode ser acessado após a finalização do esquema vacinal via site ou pelo aplicativo ConecteSUS, mecanismo que agrupa informações ligadas à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). 

Segundo o portal do Governo Federal, a declaração “apresenta os dados cadastrais do vacinado, data e horário da emissão do certificado, dados de autenticação do certificado e informações sobre as doses de vacinas administradas”.

PASSO A PASSO PARA A EMISSÃO

1. Complete o esquema de vacinação.

2. Acesse o site ou aplicativo ConecteSUS Cidadão para Android ou iOS. A estimativa é que as informações estejam disponíveis dez dias depois do fim da aplicação.

3. Clique em “Entrar”, faça o cadastramento na plataforma ou o login, caso já tenha cadastro, informando os dados necessários.

4. Após efetuada a conexão, deve-se clicar no ícone “Vacinas”.

5. Em seguida, é necessário clicar nas doses administradas para o detalhamento.

6. Por fim, basta clicar em “Certificado de Vacinação” para emitir o documento on-line, que pode ser baixado em formato PDF.

7. Na mesma página, para selecionar o registro em outro idioma, é preciso clicar no ícone “BRA”, com a bandeira do Brasil, e fazer a alteração.

Se o atestado não aparecer no sistema depois de dez dias da data da vacinação, o interessado pode ir a uma unidade de saúde para verificar se houve “algum problema de digitação com a equipe do estabelecimento de saúde ou secretarias estaduais ou municipais de saúde e certificar-se de que seus dados foram transmitidos à RNDS”, informa o governo.

autenticação do comprovante é feita por um código de 16 dígitos ou de QR Code presente no documento, podendo ser verificada gratuitamente no próprio aplicativo do ConecteSUS ou pelo site Valida Cidadão. O registro é válido em todo o território nacional e tem validade de um ano a partir da data de emissão.

O Ministério da Saúde comunica ainda que, se houver dúvidas, reclamações ou sugestões relacionadas ao procedimento, as pessoas podem contatar o serviço através de formulário disponível no ConecteSUS, em “Fale com o ConecteSUS”.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Conforme última divulgação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), até o dia 26, 7.383.650 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no Estado. Destas, 5.113.159 destinaram-se à primeira dose, 2.107.821 à segunda e 162.670 à dose única.

Em Fortaleza, conforme a Prefeitura Municipal, do total de 2,5 milhões de aplicações, 1.726.960 pessoas foram imunizadas com a D1, 775.315 com a D2 e 27.027 com dose única.

Segundo o Ministério da Saúde, há 6.776.777 pessoas acima de 18 anos aptas a receberem os imunizantes na região cearense. Destas, 5.777.771 estão cadastradas na plataforma do Saúde Digital e 5.645.274 confirmaram o registro por e-mail, etapa necessária para acessar a Campanha.

0 comments:

Postar um comentário