segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Hemoce adota novos critérios para doação de sangue; veja o que muda

Desde sábado (22/01), o Centro de Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) adota novos critérios para os candidatos à doação de sangue relacionados à Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. A mudança foi estabelecida pelo Ministério da Saúde em nota técnica para todos os hemocentros do país.

Com as novas regras, as pessoas que tiveram Covid-19 podem realizar a doação de sangue após dez dias da total recuperação da doença. Veja o que muda:

▪︎Pessoas com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 estão aptas a doar 10 dias após a completa recuperação;
▪︎Pessoas assintomáticas com teste positivo para a doença ficam aptas a doar após 10 dias da data de realização do teste;
▪︎Pessoas que tiveram contato com casos positivos do novo coronavírus estão aptas a doar após 7 dias do último contato;
▪︎Pessoas que fizeram isolamento voluntário ou por orientação médica ficam aptas a doar após o término do tempo de indicação do isolamento;
▪︎Profissionais de saúde estão aptos a doar desde que estejam fazendo uso correto dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs).

Para realizar doação de sangue no Hemoce, é preciso agendar doação pelo site doador.hemoce.ce.gov.br.

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal – disponível no site do Hemoce.

0 comments:

Postar um comentário