segunda-feira, 7 de março de 2022

Dinheiro 'esquecido' em bancos poderá ser resgatado a partir de hoje (7); veja como

Consumidores que encontraram dinheiro "esquecido" em bancos podem pedir o resgate a partir desta segunda-feira (07/03). Desde 14 de fevereiro até o último dia 25, foram 116, 8 milhões de consultas no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC).

Deste total, mais de 26 milhões de pessoas acharam algum recurso.  Nesta segunda, esse grupo poderá descobrir onde estavam os recursos e como ele foi gerado.

Veja o passo a passo para transferir o dinheiro esquecido

1 - Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período previamente informados. Se você ainda não souber sua data e período, deve visitar o mesmo site e verificar logo, sem esperar o dia 7/3.

2 - Faça o login com sua "Conta gov.br" (nível prata ou ouro) em sistema mantido pelo Ministério da Economia e o Serpro. Se ele ainda não possuir conta nesse nível, deve fazer logo seu cadastro ou aumentar o nível (se sua conta for bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O cidadão não deve deixar esse movimento para o dia do resgate.

3 - Leia e aceite o Termo de Responsabilidade

4 - Consulte: 

▪︎O valor a receber;
▪︎A instituição que deve devolver o valor;
▪︎A origem (tipo) do valor a receber; e
▪︎Informações adicionais, quando for o caso.

5 - Clique na opção que o sistema indicar:

▪︎"Solicitar por aqui" significa que a instituição oferece a devolução do valor via Pix no prazo de até 12 dias úteis:
▪︎Selecione uma das chaves Pix e informar os dados pessoais;
▪︎Guarde o número de protocolo, se precisar entrar em contato com a instituição."
▪︎Solicitar via instituição" significa que a instituição não oferece a devolução por Pix no prazo de até 12 dias úteis: entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de devolução do valor.
▪︎Importante: na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve consultar os canais de atendimento da instituição clicando no nome dela.

De onde vem o dinheiro?

Nesta primeira etapa da consulta, o total de dinheiro esquecido é de R$ 3,9 bi, considerando os valores das seguintes origens:

▪︎Contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível;
▪︎Tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, desde que a devolução esteja prevista em Termo de Compromisso assinado pelo banco com o Banco Central;
▪︎Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito; e
▪︎recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

A partir de maio, mais R$ 4 bilhões começam a ser liberados. Desta vez, eles estarão guardados em: 

▪︎Tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, previstas ou não em Termo de Compromisso com o BC;
▪︎Contas de pagamento pré-paga e pós-paga encerradas com saldo disponível;
▪︎Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo disponível; e outras situações que impliquem em valores a devolver reconhecidas pelas instituições.

Como tirar o dinheiro

Caso o usuário verifique que tem direito a resgatar algum valor, poderá recebê-lo das seguintes formas:

▪︎Diretamente via PIX na conta indicada no sistema Registrado, para bancos e instituições financeiras que aderiam a um termo específico junto ao Banco Central;
▪︎Em um meio de pagamento ou transferência a ser informado pela instituição bancária, nos demais casos. Aqui, o beneficiário informará seus dados de contato no sistema para receber a comunicação. 

0 comments:

Postar um comentário