quinta-feira, 3 de março de 2022

"Virose da mosca" já tem mais de 28 mil casos em dois meses no Ceará

Dados da Secretaria da Saúde do Ceará revelam a notificação de 28.458 casos da doença conhecida como "Virose da Mosca", durante os dois primeiros meses deste ano. 

A alta incidência das doenças diarréicas agudas, de acordo com a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Ricristhi Gonçalves, é bastante comum nesta época do ano.

Ricristhi também alerta para os cuidados, sobretudo, com crianças e idosos, pois a doença tem alta capacidade de desidratação, tornando esses públicos mais vulneráveis a quadros mais graves.

E, apesar do nome, as moscas não são as únicas responsáveis pela enfermidade, uma vez que a transmissão ocorre, principalmente, por meio da contaminação de alimentos e água, com o contágio podendo ocorrer pelo contato interpessoal, direto ou não.

Por isso, a higiene deve ser encarada como prioridade. "A gente recomenda ter bastante atenção com os hábitos de higiene, e principalmente, a conservação de alimentos para evitar que alguns patógenos, que possam estar naquele alimento mal conservado, possam causar as diarréias". 

Sintomas e tratamento

Os sintomas mais comuns são náusea, vômito, dor abdominal, evacuações diarreicas e por vezes, febre, com duração média de 3 a 5 dias.

Já o tratamento consiste, basicamente, na hidratação, no repouso e no uso de analgésicos, desde que haja prescrição médica.

0 comments:

Postar um comentário