Para sensibilizar os voluntários, o Hemoce trabalha o tema Renove a Esperança de Alguém – Doe sangue, Salve Vidas. A ação contará com estratégias de marketing nas redes sociais e divulgação com os meios de comunicação.
“A Semana Santa é um feriado que exige uma atenção maior, já que as pessoas que realizaram a sua doação no Carnaval estão temporariamente inaptas, devido ao intervalo necessário entre as doações”, destaca Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do Hemoce.
As mulheres podem doar sangue a cada três meses, até três vezes ao ano. Já os homens, a cada dois meses, até quatro vezes por ano. “Por isso, reforçamos o convite para que a população possa aproveitar o tempo reflexivo para colocar a solidariedade em dia e renovar a esperança de vários pacientes que precisam passar por transfusão”, continua Lima.
48h até a liberação do sangue
O Hemoce relembra, ainda, sobre a importância de realizar a doação com antecedência, porque, após doado, o sangue leva até 48 horas para ser liberado. Depois de coletada, a bolsa segue para a área de processamento, onde é feita a centrifugação e a separação do sangue total em seus componentes: concentrado de hemácias e de plaquetas, plasma e crioprecipitado.
Enquanto isso, as amostras de sangue coletadas passam por exames como tipagem sanguínea, pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares, eletroforese de hemoglobina, testes sorológicos para hepatites B e C, sífilis, doença de Chagas, HIV e HTLV I e II.
Além de testes de biologia molecular para hepatites B e C e HIV, chamado de teste NAT, é realizada a fenotipagem das hemácias do doador para os principais antígenos eritrocitários (substâncias presentes nas membranas dos glóbulos vermelhos, herdados geneticamente).
Funcionamento do Hemoce na Semana Santana
Durante o feriado da Semana Santa, as unidades do Hemoce atenderão em horários especiais. Confira:
Seja um doador
O Hemoce está recebendo doadores com hora marcada para evitar aglomerações. Os voluntários podem agendar um horário pelo site ou pelos telefones de contato. Em Fortaleza, as ligações podem ser feitas para (85) 3101-2305 ou (85) 99681-7597 (WhatsApp).
Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o Termo de Consentimento padrão assinado por pais ou responsável. O documento está disponível no site do Hemoce.
0 comments:
Postar um comentário