quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Reriutaba é premiada pelo Ministério da Saúde pelo primeiro lugar nos indicadores no Previne Brasil

A gestão eficiente dos recursos, o diálogo com os trabalhadores, a organização diária dos processos de trabalho, além de visitas para acompanhar de perto as famílias. Foi com essas ações que a saúde de Reriutaba alcançou a nota máxima no ISF (indicador sintético final) do programa de financiamento da atenção primária a saúde, o Previne Brasil. 

Com o resultado, o Ministério da Saúde fez questão de visitar a cidade, na última quarta-feira (24), para parabenizar a atuação do município e colher experiências exitosas. O Secretário de Atenção Primaria à Saúde, Raphael Câmara, e sua equipe técnica foram recebidos com ânimo na ocasião. "O que vejo aqui nessa recepção calorosa é a vontade de fazer e continuar fazendo uma saúde para todos. É isso o que esperamos encontrar quando visitamos os municípios: orgulho e ânimo para trabalhar bem pela saúde da população”, disse.

Além de conhecer a experiência local, o Ministério da Saúde também disponibilizou, durante a visita, apoio técnico para tirar as dúvidas daqueles que fazem a gestão local acontecer e esperam vê-la avançar ainda mais.

E a gestão é mesmo capaz. Em menos de um ano, Reriutaba, que não tinha salas de vacinação, ampliou sua cobertura de 33% para 87% atualmente. Entre as principais estratégias de atuação, estão a estruturação de fluxos e rotinas; as reuniões mensais de alinhamento; a implantação da informatização, a qualificação dos Agentes Comunitários de Saúde e a criação do projeto “Minha vidinha protegida" que busca garantir a vacinação infantil.

A coordenadora de APS do município, Germana Araújo, acredita na organização do serviço, na informatização e no monitoramento como principais fatores para o alcance no ranking brasileiro. “Foi isso que nos trouxe até aqui. Pegamos o município de Reriutaba sem informatização e sem coisas básicas do processo. E a informatização foi o instrumento mais importante pra esses resultados. Com ela, conseguimos monitorar, avaliar e diagnosticar problemas que podem ser resolvidos. O monitoramento e a equipe técnica que monitora esses indicadores e cadastros, além de fazer a qualificação deles, pra que sejam consistentes, fizeram toda a diferença”, afirmou.

O prefeito Pedro Humberto esteve presente durante o evento e aposta no comprometimento das equipes para manter os resultados. “É gratificante sermos reconhecido pelos nosso índices. É fruto de um trabalho muito bem feito de uma equipe em que cada um se doa e se doou ao máximo para, em tão pouco tempo, sair do 128° para 1° lugar no primeiro quadrimestre de 2022. Agora é continuar com nossas ações, sempre com pé no chão. A gente sabe o quanto e difícil fazer saúde no pais, mas temos recebido muito apoio do governo federal e a gente vai trabalhar cada vez mais pra se manter no topo. Que nossos funcionários sejam capazes de absorver essa vitória e continuar fazendo saúde de qualidade para Reriutaba”, destacou

“Nos reunimos com a gestão local para entender o êxito das ações nos indicadores e o trabalho que as equipes têm feito em Reriutaba. As estratégias adotadas aqui podem inspirar outras gestões municipais e, com isso, estimular a replicação dessas boas práticas em saúde”, destacou o secretario de atenção primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara

O Prefeito Municipal Pedro Humberto, primeira-dama Marfisa Aguiar, secretária da saúde Karine Martins, receberam a comitiva do Ministério, liderada pelo secretário da atenção primária a saúde Raphael Câmara.

Visitas aos municípios

Para conhecer de perto e entender melhor a mudança de cenário que as gestões municipais vêm realizando, a Secretaria de Atenção Primaria (Saps) elaborou um cronograma de visitas aos municípios que levaram nota máxima (10) no Previne Brasil.

O objetivo é o compartilhamento de saberes para desenvolvimento de uma saúde publica de qualidade, onde outras gestões se inspirem nessas boas praticas e as adotem em suas cidades também. Ao final das visitas, um relatório técnico das experiências exitosas será apresentado na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

Sete cidades atingiram a pontuação máxima: Lavandeira (TO), Reriutaba (CE), São José da Lagoa Tapada (PB), Santo Antônio do Retiro (MG), Turvania (GO).

0 comments:

Postar um comentário