A Meta anunciou, nesta terça-feira (8), novas medidas de proteção para adolescentes na plataforma. A partir de agora, no Instagram, usuários menores de 16 anos só poderão fazer transmissões ao vivo (lives) ou desbloquear filtros automáticos de nudez em mensagens diretas com a autorização dos pais, ou responsáveis. As novas regras entram em vigor imediatamente como parte das atualizações da “Conta de Adolescente”.
As medidas integram uma série de recursos voltados à segurança digital dos jovens, como contas privadas por padrão, bloqueio de mensagens de desconhecidos, restrições de conteúdo sensível, lembretes de uso após uma hora no aplicativo e suspensão de notificações durante a hora de dormir.
Inicialmente, as mudanças estarão disponíveis nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália, com previsão de expansão para outros países nos próximos meses. Ainda não há data confirmada para a implementação no Brasil.
Instagram bloqueia lives para menores de 16 anos e exige autorização dos pais
Lançada em setembro do ano passado, a Conta de Adolescente permite que os pais supervisionem o uso do Instagram por jovens de 13 a 17 anos. A funcionalidade já está ativa no Brasil e, segundo a Meta, mais de 90% dos usuários entre 13 e 15 anos mantêm as restrições ativadas.
Desde sua criação, cerca de 54 milhões de contas adolescentes foram registradas no mundo todo. A Meta afirma que o sistema é uma resposta às crescentes preocupações dos pais quanto ao impacto das redes sociais na saúde mental e no comportamento dos jovens.
Além do Instagram, as novas medidas também serão implementadas no Facebook e no Messenger. Nessas plataformas, os adolescentes terão proteções automáticas semelhantes para restringir conteúdo impróprio, contatos indesejados e para promover um uso mais saudável das redes sociais.
0 comments:
Postar um comentário