quinta-feira, 15 de maio de 2025

Prefeita de Groaíras Virgínia Aguiar e presidente da câmara, Ueliton Vasconcelos assinam adesão ao pacto pela a primeira infância

A prefeita de Groaíras, Virgínia Aguiar, e presidente da câmara, Ueliton Vasconcelos assinam o termo de adesão do município ao Pacto Cearense pela Primeira Infância nesta quarta-feira (14/05), no Centro de Convenções em Sobral.

 O objetivo é fortalecer as políticas públicas voltadas para a primeira infância, período compreendido de 0 a 6 anos. A iniciativa é uma realização do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE Ceará). Estiveram presentes representantes de 31 municípios da região Norte do Estado que aderiram ao Pacto.

O presidente do TCE, conselheiro Rholden Queiroz, defendeu que a ideia do Pacto é unir forças para fortalecer políticas públicas para promover a primeira infância. “O Ceará tem avançado nas políticas públicas voltadas à primeira infância, mas podemos e devemos avançar mais”, ressalta. O Pacto Cearense pela Primeira Infância une instituições públicas e privadas em torno de um objetivo comum: garantir que todas as crianças tenham acesso a cuidados e oportunidades que favoreçam seu pleno desenvolvimento. A proposta visa ampliar e qualificar os serviços das políticas públicas, fortalecer a governança e melhorar a gestão dos recursos voltados à primeira infância.

Palestra

A programação também contou com a palestra sobre o Manual de Classificação Orçamentária dos Gastos com a Primeira Infância, com o auditor de controle externo Samuel Castelo. Além disso, as crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Ivonir Aguiar e a Brinquedoteca do Didi apresentaram o Espetáculo Canções de Brincar.

Políticas públicas voltadas às crianças

Sobral tem 32 Centros de Educação Infantil (CEIs), 15 escolas para a primeira infância, além de quatro escolas em construção e quatro sendo ampliadas. O município conta com 9.472 crianças matriculadas de 0 a 6 anos. Além disso, são realizadas ações de vacinação e cuidado em saúde específicas para as crianças.

Outra iniciativa foi a reativação do programa Criança Feliz, que estava desativado desde 2022, sem receber nenhum recurso. Trata-se de um programa federal que visa promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, com foco em visitas domiciliares a famílias, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade.

0 comments:

Postar um comentário