terça-feira, 22 de julho de 2025

CRAS Irmã Maria Bezerra de Freitas de Macaraú recebe pela segunda vez o prêmio referência social do governo do Estado

O CRAS Irmã Maria Bezerra de Freitas recebeu pela segunda vez o Prêmio Referência Social às equipes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) que mais se destacaram no Estado no ano 2024 nesta terça-feira (22/07) em Solenidade em Fortaleza.

Estiveram presentes representando Santa Quitéria o prefeito Joel Barroso, secretária de Assistência Social Amanda Vasconcelos, equipe do CRAS, ex secretária Rayana Rocha.

O evento foi conduzido pelo governador Elmano de Freitas e pela vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero. Prefeitos, prefeitas e outras autoridades também participaram da cerimônia.


Entenda a Premiação

Criado em 2021, o prêmio integra o Pacto pelo Fortalecimento da Assistência Social no Ceará, com foco na valorização do trabalho realizado nos Cras e na ampliação da proteção às famílias em situação de vulnerabilidade. Em cada edição, são contemplados os 30 equipamentos com melhor desempenho, com base em critérios técnicos que consideram os atendimentos, serviços e registros nos sistemas de informação da política de assistência social.

Os valores devem ser investidos exclusivamente no Cras premiado, em despesas de custeio ou investimento.

O Ceará conta hoje com mais de 400 Cras, sendo que 18 novas unidades foram entregues entre 2023 e 2024. Além do cofinanciamento dos equipamentos, o Estado também atua na construção de novos espaços. A parceria com os municípios tem sido essencial para garantir o acesso da população mais vulnerável a iniciativas como o programa Ceará Sem Fome, o Cartão Mais Infância e o Vale Gás Social.

O Prêmio Referência Social busca incentivar a qualificação da assistência social, valorizando os trabalhadores do setor, promovendo o trabalho com famílias – especialmente aquelas com gestantes e crianças na primeira infância – e estimulando ações de prevenção à violência e promoção da cidadania.

0 comments:

Postar um comentário