O prefeito de Reriutaba, Pedro Humberto esteve em Fortaleza em buscas de mais novidades para a população, onde assinou o Termo de Adesão ao Programa Ceará por Elas, iniciativa do Governo do Estado que promove e fortalece políticas públicas voltadas para as mulheres. Isso garante mais um passo importante para as mulheres do município de Reriutaba.
Com essa parceria, será ampliando ações de proteção, acolhimento, oportunidades e fortalecimento da autonomia feminina, garantindo cada vez mais direitos e igualdade para todas.
O que é o Programa Ceará Por elas?
Um Programa de articulação do Governo do Estado, em parceria com os municípios, para a realização e o fortalecimento das políticas públicas para mulheres, com o objetivo de promover a integração interinstitucional para o desenvolvimento articulado de estratégias que visem a implantação e ampliação destas políticas nos municípios cearenses por meio de diretrizes unificadas.
Dividido em três eixos:
Que contempla a integração, ampliação e otimização de recursos e iniciativas para o fortalecimento dos serviços públicos destinados à prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher nos municípios.
Iniciativasa municipais para o eixo mulher segura:
1. Implementação de equipamentos para atendimento à mulheres em situação de violência;
2. Criação das patrulhas Maria da Penha nas guardas municipais;
3. Formação especializada para rede de atendimento à mulheres em situação de violência.
Que contempla a promoção do protagonismo das mulheres, com equidade de gênero, por meio de ações, programas, legislações e outras iniciativas que enfrentem todas as formas de discriminação social, econômica, institucional e/ou política.
Iniciativas municipais para o eixo mulher protagonista:
1. Criação ou fortalecimento de Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) e Conselho Municipal;
2. Ampliação da participação feminina nos cargos de lideranças nas gestões municipais;
3. Criação ou implantação do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres.
Que contempla o desenvolvimento da autonomia econômica de mulheres, viabilizando o fortalecimento do empreendedorismo feminino, das oportunidades de capacitação e qualificação profissional, do acesso ao mercado de trabalho e orientação à microcrédito.
Iniciativas municipais para o eixo mulher empreendedora:
1. Criação ou fortalecimento da sala da empreendedora
2. Realização de Feiras ou Corredores da Mulher Empreendedora
3. Capacitação contínua para mulheres no mercado de trabalho.





0 comments:
Postar um comentário