O município de Reriutaba está entre os beneficiados por uma nova ação de infraestrutura hídrica do Governo do Ceará. Nesta segunda-feira, o governador Elmano de Freitas assinou um Termo de Compromisso que garante 4,79 milhões de reais em investimentos para ampliar o acesso à água tratada em áreas rurais de 27 municípios cearenses. Ao todo, a iniciativa vai atender quase nove mil famílias, somando mais de 33 mil cidadãos contemplados no estado. Os recursos financeiros já estão disponíveis na Companhia de Água e Esgoto do Ceará, permitindo que os trabalhos estruturais comecem nos próximos dias.
A parceria funciona de forma conjunta para garantir agilidade e durabilidade ao sistema de abastecimento de água. Os municípios ficam responsáveis pelo trabalho de escavação das valas, enquanto o governo estadual fornece toda a tubulação necessária por meio da autarquia hídrica. Em seguida, o Sistema Integrado de Saneamento Rural acompanha a instalação e faz a gestão sustentável da rede de distribuição. Essa atuação coordenada com as associações comunitárias locais visa assegurar a preservação dos investimentos, projetando o pleno funcionamento dos sistemas pelas próximas décadas.
O modelo de saneamento rural cearense, instituído em meados da década de noventa, é referência internacional em gestão compartilhada de recursos hídricos. Atualmente, a rede comunitária opera em 173 municípios e atende mais de um milhão de pessoas em comunidades rurais do interior. Desde o início da atual gestão estadual, já foram destinados 25,3 milhões de reais especificamente para a infraestrutura hídrica rural. De acordo com a presidência da companhia de saneamento, esse avanço contínuo é fundamental para atingir a meta de universalização do acesso à água de qualidade.



0 comments:
Postar um comentário